Lar Doce Lar

10 utensílios indispensáveis na cozinha

Quem já leu o post que fizemos sobre A Arte de Cozinhar e resolveu se aventurar na cozinha, tenho certeza que vai precisar das dicas a seguir. Mesmo quem não é expert no assunto ou não morre de amores pela tarefa, precisa de alguns utensílios básicos. Alguns apenas facilitam o serviço, já outros são indispensáveis para garantir o sucesso da preparação.

montagem cozinha panela faca pote forma tabua espatula ralador descascador frigideira medidores panificadora

Se você está montando sua lista de casamento, chá de panela ou quer apenas renovar sua cozinha, dá uma olhada na lista com meus 10 queridinhos. Tenho certeza que você vai querer incluí-los na sua lista também.

  1. Medidores padrão: como o nome já diz, eles garantem padrão na hora de cozinhar, evitando perder uma receita por ter colocado algum ingrediente na quantidade errada. Tenho um conjunto de medidores de xícaras, um de medidores de colheres e também um copo graduado que é ideal para líquidos.

20160301_114426

.

  1. Espátula de silicone: tenha pelo menos duas, uma para salgados e outra para doces, assim não corre o risco de misturar os sabores, afinal ninguém quer uma calda de chocolate com gostinho de cebola, né? Estas espátulas são ótimas para qualquer panela, mas são indispensáveis para quem utiliza panelas de teflon.

20160301_114036.PNG

.

  1. Frigideira antiaderente: são ótimas para fazer panquecas, tapioca e qualquer outro alimento que não pode grudar. Como faço bifes apenas grelhados (sem nada de óleo), uma boa frigideira é indispensável. As minhas são da Tramontina, pois têm um bom custo benefício, mas o teflon não dura tanto tempo quanto eu gostaria.

20160301_114602.PNG

.

  1. Descascador / ralador de legumes: o descascador garante que não haja desperdício, pois retira apenas a casca do alimento, além de tornar a tarefa mais rápida. Já o ralador deixa qualquer salada mais bonita, podendo fazer até um espaguete de abobrinha, ou ralar um queijo na hora de servir o prato.

20160301_114143.PNG

.

  1. Tábua de carne de bambu: minha primeira tábua foi de vidro, pois é barata, higiênica e bastante resistente, mas ela tem um grande ponto negativo: acaba com o fio de qualquer faca. O ideal é uma tábua de bambu, que é mais higiênica que as de madeira e plástico, e não estraga as facas. E lembre-se, não utilize a mesma tábua de cortar carnes para cortar frutas ou legumes que serão consumidos crus, pois pode haver contaminação.

20160304_204648

.

  1. Uma boa faca: ainda estou à procura da faca perfeita, mas no momento uso facas de cerâmica, principalmente para cortar carnes, pois estas facas tem um fio muito bom. O único problema delas é que são bem frágeis, então muito cuidado para não derrubar ou bater na lâmina.

20160301_114846

.

  1. Panela de pressão: ela me salva quando preciso acelerar um cozimento e ainda ajuda a economizar gás. Com ela é possível fazer feijão, macarrão, aquela carne mais durinha e até pudim.

20160301_114746

.

  1. Assadeiras: numa boa cozinha tem que sair bolo e para isso considero duas assadeiras essenciais, uma retangular média e outra redonda com furo no centro, assim você varia a “cara” do bolo. E com a assadeira redonda ainda dá para fazer pudim no forno.

20160304_204446

.

  1. Potes (muitos potes): acho que essa é uma paixão da maioria das mulheres, pois são ótimos para guardar sobras de alimentos. Os melhores são os de vidro ou de plástico que podem ir ao micro-ondas. Além desses, eu sempre guardo potes vazios de margarina, requeijão, geleia e sorvete, nem que seja para mandar com sobras para a casa de alguém (pois dificilmente eles voltam), mas nunca uso no micro, pois podem liberar toxinas para os alimentos.

.

  1. Panificadora: eu pensava que era apenas um eletrodoméstico para entulhar minha cozinha, mas ela faz pães tão fofos que virou meu vício. Posso programar e comer pão quentinho de manhã ao acordar, além de fazer as mais variadas receitas sem ter que me preocupar em ficar sovando.

20160301_115224.PNG

.

Quais são os seus utensílios preferidos? Quem sabe eles entram na minha lista também, né?!

.

Por Aline

3 comentários em “10 utensílios indispensáveis na cozinha

  1. Espátulas de silicone são maravilhosas para tirar tudo da panela, especialmente aquelas chamadas pão duro que servem para tirar todo o leite condensado. Eu amo. Temo a panificadora aqui em casa, mas só usamos uma vez e o pão não ficou tão bom. Acho que não usamos direito.

    Otimo post

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

    1. E o melhor é lamber o leite condensado ou o brigadeiro que ficam nelas, né?! Hehe. Para a panificadora uso receitas do blog Máquina de Pão, quase todas dão certo. Se quiser tentar novamente, experimente a receita de Pão Doce Português, é minha preferida. E depois me conte como ficou. Abraços!

      Curtir

Deixe um comentário