Bem Estar

Maquiagem vencida: quais os riscos?

IMG-20160420-WA0001

Todos os itens de nosso dia a dia têm uma vida útil, e com os cosméticos não é diferente. Eles têm uma data de fabricação e outra de validade, definidas através de testes para se chegar à durabilidade que sua maquiagem terá.

E se estiver vencida, tem problema? Pois te digo, tem sim, e muitos. Dermatites e alergias são só algumas das complicações que podem ser ocasionadas por aquela pena de descartar alguns produtos. Por isso, alguns cuidados básicos são necessários, mantendo sua necessaire sempre em ordem. Observe a mudança de cor, textura, cheiro e efeitos na pele. Sendo identificada alguma destas mudanças, o alerta já se inicia.

Muitas pessoas têm alergias a produtos dentro da validade, então imagine um vencido. Além de coceiras, vermelhidões, os sintomas podem ser ainda piores, como dermatites e infecções. Um exemplo é a acne, pois usando um produto vencido os poros ficam obstruídos, aumentando ainda mais o surgimento das espinhas e cravos. Base e pó devem ser substituídos a cada 6 meses, ou no máximo um ano.

Produtos como lápis de olho, sombra e rímel têm o risco de causar, fora de seu vencimento, uma conjuntivite bacteriana, e sua pele pode ter manchas e ardências nada agradáveis, pois a área dos olhos é uma região muito sensível e que está mais suscetível a irritação. As sombras devem ser substituídas de 3 a 6 seis meses e as máscaras de cílios a cada 3 meses. E lembre-se de não utilizar produtos com talco nas áreas dos olhos.

Nos lábios, o uso de produtos vencidos pode causar infecções por fungos, como candidíase ou outras bactérias. O prazo médio de produtos como batons e gloss variam de seis meses a um ano.

No site Bolsa de Mulher, tem uma informação bem interessante: segundo uma pesquisa realizada por especialistas do Colégio de Optometristas da Grã-Bretanha, nove entre dez das 2,5 mil mulheres entrevistadas usam maquiagem fora da validade. “O hábito de usar cosméticos fora do prazo de validade promove a proliferação de bactérias e fungos, causando risco à saúde”, explica a dermatologista Angélica Pimenta.

Além de cuidar o prazo de validade de suas maquiagens, outros cuidados são necessários, como não guardá-las no banheiro, pois por ser um lugar com umidade e calor, há a tendência da proliferação de bactérias, o que faz com que suas maquiagens estraguem ainda mais rápido. O ideal é guardar seu kit beleza em uma parte bem arejada e escura do quarto, só levando para outro cômodo quando for fazer a make. Outro cuidado importante é com pincéis e esponjas: mantenha-os limpos e higienizados (vamos fazer um post com dicas de como cuidar deles).

E na hora de comprar um item novo, priorize comprar apenas o necessário, poupando seu tempo e seu dinheiro. Respeitando os rótulos e os sinais que sua pele dá, é só caprichar na make e ser feliz!

.

Até a próxima.

Por Camila
.

Fontes:

http://www.bolsademulher.com/beleza/maquiagem-vencida-faz-mal-podendo-causar-alergia-e-irritacao-na-pele

http://www.tudosobremake.com.br/noticia/maquiagem-vencida-conheca-os-danos-que-ela-pode-causar-e-aprenda-a-conservar-a-sua_a296/1

Anúncios

2 comentários em “Maquiagem vencida: quais os riscos?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s