Fica a Dica

Dia das Mães

O dia das nossas matriarcas está chegando! O segundo domingo de maio é dedicado àquelas que nos deram a vida e merecem todas as nossas homenagens. Mas você sabe porque esta data é comemorada?

A mais antiga comemoração do dia das mães é mitológica: na Grécia antiga, a entrada da primavera era festejada em honra de Rhea, a Mãe dos Deuses. O segundo registro de que se tem notícias, ocorreu no início do século XVII, quando a Inglaterra começou a dedicar o quarto domingo da quaresma às mães das operárias inglesas, como presente as trabalhadoras ganhavam o dia de folga para poder aproveitar com suas mães.

Nos Estados Unidos, a primeira celebração oficial do dia das mães aconteceu em 26 de abril de 1910, quando o governador da Virgínia Ocidental incluiu o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Logo, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração. Foi então que em 1914, o então presidente dos Estados Unidos, Woodrow Wilson, unificou a celebração em todos os estados, estabelecendo que o Dia Nacional das Mães deveria ser comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data.

E no Brasil o primeiro Dia das Mães foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio. Em 1947 essa data passou a fazer parte também no calendário oficial da Igreja Católica.

Cada mãe tem seu jeito: mandona, amiga, carinhosa, super-protetora, tímida, divertida, moderna, autoritária, intelectual, mas todas amam seus filhos e merecem neste dia toda a nossa atenção. E você já sabe como vai comemorar esta data com sua mãe? Quem sabe dar uma folguinha para ela e preparar um almoço especial? Separamos algumas sugestões de receitas:

Peixes: receitas com peixes são saudáveis e fáceis de preparar.

Peixe ao Vinagrete

Escondidinho de Atum

Carnes: são sempre bem-vindas, e têm aquele gostinho de comida de mãe.

Carne de Panela

Fraldinha Assada na Mostarda

Frango: frango é um clássico que combina com tudo.

Espetinho de Frango no Forno 

Frango Gratinado no Forno

Acompanhamentos: você pode fazer alguma salada e incrementar o cardápio com algumas das receitas de acompanhamentos abaixo.

Risoto de Calabresa

Canelone Invertido

Nhoque Recheado

Gratinado de Brócolis e Couve-flor 

Batatas Recheadas com Cream Cheese e Gorgonzola

Quiche de Brócolis

Outra ideia é o Macarrão de Panela de Pressão que já publicamos aqui no blog.

Sobremesas: são a cara de um almoço de domingo.

Bombom de Travessa

Paçoquinha de Colher

Torta Mesclada

Pudim de Leite

Observação: a maioria das receitas sugeridas são do site Panelaterapia, pois é um site que confiamos na qualidade das receitas.

Mas se você não leva jeito na cozinha, mas gosta de trabalhos manuais, que tal você mesmo fazer o presente para sua mãe? Selecionamos algumas ideias da internet.

cartao

pq amo

pote

vidro

 

Desejamos a todos um ótimo dia das mães!

Anúncios

Um comentário em “Dia das Mães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s