Lar Doce Lar

Alimentos tóxicos para cães

Quem tem um bichinho de estimação sabe o quanto é comum você estar comendo alguma coisa e seu pet pedir. As vezes ficamos com pena e damos uma “provinha”. Mas você sabia que, dependendo do alimento, esta provinha pode ser tóxica e até matar seu bichinho?

Pensando nisso, eu que sou “cachorreira” assumida, pesquisei quais alimentos podem fazer mal aos cães, e conto tudinho para vocês.

lanchinhos-saudaveis-cachorros
Fonte: Portal do Dog

Frutas:

Abacate: possui uma substância que é toxica para cães, podendo causar problemas gastrointestinais, além de afetar coração e pulmões.

Abacaxi: devido à sua acidez, se seu cão tiver gastrite, o abacaxi pode fazer muito mal. Caso você opte por dar ao seu animal, forneça sempre sem casca.

Carambola: pode causar insuficiência renal, já que ela possui uma toxina que não é filtrada pelo rim do animal.

Caroço de ameixa e pêssego: o cão pode se engasgar, e além disso os caroços contém cianeto, que é venenoso para cães e humanos.

Laranja: assim como o abacaxi, a laranja é uma fruta ácida que pode fazer mal para seu cão se ele tiver gastrite. Caso você ofereça a ele, deve ser sempre sem casca.

Macadâmia: contém uma toxina desconhecida que pode afetar os músculos, o sistema digestivo e o sistema nervoso dos cães.

Sementes de caqui: podem inflamar o intestino delgado e causar obstrução intestinal.

Uva: as uvas e as passas podem provocar insuficiência renal aguda, insuficiência hepática, vômitos, diarreia e em alguns casos até mesmo a morte.

.

Verduras e legumes:

Alho e cebola: possuem uma substância que destrói os glóbulos vermelhos do sangue, causando severa anemia.

Batata crua: quando estão cruas elas contêm uma substancia tóxica ao animal. Da mesma forma, brotos de batata e batata verde não podem ser fornecidos ao seu cãozinho, pois podem afetar o sistema nervoso central, entre outros.

Cogumelos: podem ser bastante tóxicos, provocando problemas gástricos, de coração, fígado, rins e outros. Em casos graves pode ser fatal.

Pimenta: em muitos casos ela pode causar gastrite.

Tomate verde (que ainda não amadureceu): pode causar arritmia cardíaca, dificuldade para respirar, salivação em excesso, diarreia e vômitos.

.

Guloseimas:

Alimentos adoçados com xilitol (principalmente produtos dietéticos): podem causar aumento na insulina que circula no corpo do cachorro, diminuindo o açúcar do sangue e levando à insuficiência hepática (problemas renais).

Alimentos açucarados: podem causar obesidade, problemas dentários e diabetes.

Alimentos salgados: aumentam a pressão arterial, podem provocar sede excessiva, urina excessiva e intoxicação por íons de sódio. Em excesso pode causar até morte.

Chocolate: contém uma substância que pode conter o fluxo de sangue para o cérebro, levando seu cão à morte.

Massas de pão e bolo cruas: a massa crua pode fermentar e provocar a acumulação de gases no sistema digestivo do animal, o que pode provocar intensas dores e até rupturas no estômago e intestino.

.

Bebidas:

Bebidas alcoólicas: apenas um pouco pode causar vômitos, diarreia, depressão do sistema nervoso central, problemas de coordenação, dificuldade para respirar, coma e morte.

Café: principalmente em animais hipertensos, pode provocar taquicardia e até mesmo paradas cardíacas e convulsões. Isto é válido para outras bebidas que contenham cafeína na sua composição, como chás e refrigerantes.

Leite e derivados: quando adultos, a ingestão pode provocar diarreia, problemas digestivos e pedras nos rins. Iogurte e queijo fresco podem ser dados, mas em pequenas quantidades, de vez em quando.

.

Espero que as dicas sejam úteis para que nossos cães tenham saúde e fiquem ao nosso lado pelo máximo de tempo possível. E não fique com pena de negar algum alimento para eles. Invista em petiscos próprios para cães e fique com a consciência tranquila.

.

Por Aline

.

Fontes:

http://portaldodog.com.br/cachorros/adultos-cachorros/alimentacao-adulto/verduras-e-legumes-proibidos-para-os-caes/

http://tudosobrecachorros.com.br/2012/02/alimentos-toxicos-para-caes.html

http://luisamell.com.br/11-alimentos-proibidos-para-cachorros-cuidado-vc-pode-ate-intoxicar-seu-melhor-amigo-sem-saber

https://www.mundodosanimais.pt/animais-estimacao/alimentos-perigosos-caes-gatos/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s