Bem Estar

Água, quanto beber?

água

Muito se fala sobre a necessidade de beber 2 litros de água por dia, mas isto não é (completamente) verdade, pois a quantidade de água que devemos beber depende do nosso organismo, do clima, se realizamos alguma atividade física, como nos alimentamos, etc.

Cerca de 60% do nosso corpo é água, mas como parte dela é eliminada pelo suor, urina e respiração, precisamos repor estas perdas. Mas como saber quanto devo beber?

Existe um cálculo aproximado que leva em conta o peso corporal, considerando que são necessários 35 mL de água para cada kg. Dessa maneira, é necessário multiplicar seu peso em kg por 35 para obter o resultado em ml, por exemplo: 70 kg X 35 mL = 2.450 ml ou 2 litros e 450 mL.

E quais os benefícios de beber tudo isso de água? A ingestão da quantidade ideal de água garante o funcionamento correto do corpo, espantando doenças, melhorando a aparência da pele e do cabelo, além de ajudar no emagrecimento.

Como assim, ajudar no emagrecimento? É que a água ajuda a eliminar toxinas, combate o inchaço, regula o intestino e acelera o metabolismo (ainda mais se for gelada).

Tá, mas o que acontece se não bebermos água suficiente? A pele fica seca, o humor é afetado, podemos sentir tonturas, cãibras, alteração da pressão arterial, arritmias cardíacas, além de poder causar diabetes, colesterol alto, problemas digestivos e fadiga.

saborizada

Se você não gosta muito de beber água, pode investir em água saborizada (colocando rodelas de limão ou laranja, folhas de hortelã, gengibre, etc), comer frutas e verduras com grandes quantidades de água (como melão, melancia, pepino, etc), beber chás e sucos. Mas não vá substituir a água por bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados, viu?!

E se meu problema é esquecer de beber água? Existem aplicativos de celular que te ajudam a lembrar (mas eu particularmente não gostei muito). E também há a opção de andar sempre com uma garrafinha a tira colo, quando esvaziar você enche novamente e fica fácil fazer o cálculo de quanto bebeu durante o dia.

Também é importante não beber água em excesso (forçando a ingestão sem estar com vontade) ou beber muita água de uma única vez, pois excede a velocidade com que o rim consegue filtrar, e pode não fazer bem para sua saúde.

Eu particularmente tenho bastante dificuldade em beber a quantidade de água necessária, principalmente em dias frios, mas após saber de todos os benefícios, vou me esforçar mais.

.

Por Aline

.

Fontes:

http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/2016/04/o-que-acontece-com-o-corpo-quando-voce-deixa-de-beber-agua.html

http://www.bolsademulher.com/saude/quantidade-de-agua-por-dia-calculo-revela-quanto-voce-deve-beber

 

Anúncios

4 comentários em “Água, quanto beber?

  1. Eu sempre tenho uma garrafinha de água a tira colo, como vc sugere. Sempre que esvazia, eu vou lá e encho de novo. Vou bebendo água o dia inteiro sem nem perceber.
    Já se por acaso eu não estiver com minha garrafinha e beber menos água do que o de costume, fico com dor de cabeça e logo logo tenho uma infecção urinária 😦
    então, fica a dica pra mulherada: não esqueçam de beber água, galera!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s