Bem Estar

Esmalte vencido… Usar ou não?

Group of bright nail polishes isolated on white

Já falamos anteriormente sobre maquiagem vencida e seus riscos. Um pouco diferente delas, para esmaltes vencidos ainda não existe um consenso sobre o uso ou não.

Como tenho dúvida se posso ou não usá-los, e penso que pode ser dúvida de muitas leitoras também, resolvi pesquisar sobre o tema, principalmente em blogs exclusivos de esmaltes.

Devido ao preço relativamente baixo e cores cada vez mais bonitas, é comum termos muitos esmaltes, e mesmo que você pinte as unhas todas as semanas, dificilmente vai dar conta de usar todos até o final antes do vencimento.

Os esmaltes brasileiros possuem até 3 anos de validade (tempo máximo permitido pela Anvisa) não importando se a embalagem foi aberta ou não. Teoricamente, durante este tempo é possível garantir características como viscosidade, secagem, brilho e durabilidade.

Já as marcas importadas não possuem prazo de validade, e sim a classificação PAO (período depois de aberto, do inglês “period after opening”), que indica qual a durabilidade, em meses, após o produto ter sido aberto, garantindo que não haverá alterações nas propriedades, desde que armazenado da forma correta.

classif_PAO

Mas, na verdade, não existe uma regra, pois às vezes, mesmo após o prazo de validade, o esmalte continua em boas condições, como se fosse novo. E como o esmalte possui praticamente 0% de água em sua composição, é quase impossível que microrganismos se multipliquem neste ambiente.

Então a dica é: se abriu o vidrinho (mesmo estando vencido) e estiver tudo normal, pode usar sem problemas, mas sabendo que algumas características podem ser afetadas, como , por exemplo, seu esmalte durar menos na unha. E lembre-se que existem algumas alterações normais, como ficar mais viscoso (basta colocar algumas gotinhas de óleo de banana) ou decantar (as cores se separam, então basta agitar).

Agora se você abriu (mesmo sem estar vencido) e observou alguma coisa estranha (odor diferente, muito líquido, muito duro, a cor mudou completamente, etc), não use. É melhor não correr riscos.

E lembre-se de sempre usar uma base antes da esmaltação, pois protege sua unha da pigmentação e ainda fortalece.

E quando for descartar seu esmalte, nunca jogue em água corrente. Despeje em um papel, deixe secar e depois jogue o papel no lixo.

Observação: não estamos falando para você usar esmaltes vencidos, apenas estamos esclarecendo dúvidas. Use por sua conta e risco, sempre levando em conta a sensibilidade de sua pele e problemas de saúde.

.

Por Aline

.

Fonte:

http://unhabonita.com.br/duvida-da-leitora-3-usar-ou-nao-usar-esmalte-vencido/

http://www.loucasporesmalte.com.br/2011/08/validade-dos-esmaltes/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s