Alimentação

Bolo de Bergamota

Quando o frio chega traz junto a época de bergamotas (também conhecidas como tangerina ou mexerica), e que aqui no Sul temos o costume de comê-las sentados ao sol, acompanhados de um bom chimarrão.

A bergamota é rica em ferro e vitaminas A, B1, B2 e C e a sua casca possui elevado teor de vitaminas A, B1, B2 e C; niacina, cálcio e fósforo. A vitamina A aumenta a resistência às infecções e é essencial à saúde dos olhos e da pele; as vitaminas do complexo B fortalecem os nervos e a vitamina C é indispensável ao sistema imunológico. Ela também é considerada uma grande fonte de magnésio, mineral muito importante na síntese das proteínas e na contração muscular.

Mas você sabia que com ela também é possível fazer um bolo delicioso? Então conforme prometido, segue mais uma receita fácil e deliciosa. A receita original é da minha sogra, mas fiz algumas pequenas adaptações. Confere aí:

20160525_123947

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • ½ xícara de óleo
  • 1 e ½ xícara de açúcar
  • 3 ou 4 bergamotas pequenas sem sementes (o uso da casca é opcional)
  • 2 xícaras de farinha de trigo
  • 1 colher de sopa de fermento

.

Modo de preparo:

Bata no liquidificador os ovos, o óleo, o açúcar e as bergamotas. Em outro recipiente coloque a farinha e adicione a mistura do liquidificador. Misture bem (pode ser na batedeira ou na mão mesmo) e só ao final acrescente o fermento misturando levemente. Unte uma forma (eu gosto da redonda com furo no meio), polvilhe açúcar e distribua a massa. Asse em forno médio (180°C) pré-aquecido até que o bolo esteja dourado (ou que o cheiro comece a invadir sua cozinha).

.

Observações:

  • Existe a bergamota Ponkan, que é aquela maior com casca mais grossa e solta. Se for usar esta, não utilize a casca, pois seu bolo vai ficar muito amargo. E como esta bergamota é maior, indico diminuir a quantidade, acho que umas 2 seriam suficientes.
  • Quando uso outras qualidades de bergamota gosto de usar a casca de pelo menos uma para dar um gostinho mais característico. Usando a casca de todas eu não gostei, achei muito amargo.
  • Só desenforme depois que esfriar, assim evita que ele quebre, pois fica super fofinho.

.

Qualquer dúvida é só mandar aqui nos comentários, e quem fizer depois vem contar como ficou 😉

.

Por Aline

.

Fonte: http://www.remedio-caseiro.com/beneficios-proporcionados-pela-bergamota/

Anúncios

6 comentários em “Bolo de Bergamota

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s