Bem Estar

Pincéis e esponjas de maquiagem: como higienizá-los?

Eu adoro maquiagens, e no inverno acho melhor fazer o uso delas do que no verão, pois com o calor é bem difícil a pele “estar boa”. Por isso, com um maior uso destes acessórios, torna-se necessária uma limpeza mais frequente dos pincéis, e das esponjas também.

Como sofro com espinhas (marcas de uma adolescência regada a porcarias e uma genética que não ajudou muito) e tenho o problema da terrível olheira, que me faz gastar um certo tempinho para poder disfarçar bem com o uso de prime, base, pó, entre outros, uso em média de 3 à 4 pincéis só para a pele, fora esponja, pincel para contorno de boca e aplicação de sombras. Resumindo, são vários pincéis e sempre é bom ter mais de um para cada função, para na hora de necessidade não ter que sair correndo ou ter que pegar emprestado (o que pode ser bem arriscado para sua saúde).

pinceis-de-maquiagem

Os pincéis e esponjas, com o acúmulo de produto após diversos usos, podem causar irritação na pele, assim como a maquiagem não ter o efeito esperado. Os meus pincéis e esponjas, particularmente, higienizo pelo menos uma vez por mês, mesmo que a frequência de uso tenha sido pouca. Vou contar como faço:

  1. Retiro da nécessaire todos os pincéis e esponjas;
  2. Bato eles na palma da mão para retirar o excesso de produto que ainda possa ter ou em um papel toalha, se o acúmulo de material nele contido for em grande quantidade;
  3. Molho em água corrente, cuidando para não molhar na parte onde as cerdas estão presas ao cabo, que pode fazer com que ocorra a queda de cerdas ao molhar a cola de fixação;
  4. Para a lavagem a escolha é livre. Tem pessoas que lavam com sabão de coco, outras com produtos especializados, shampoo sem sal, condicionador, shampoo infantil, etc. Eu uso sabão líquido ou detergente neutro, pois nunca deu reação ou problema. Mas caso você tenha alguma alergia é bom se informar com seu dermatologista;
  5. O ideal é fazer a lavagem duas vezes ou mais, dependendo de quanto o pincel / esponja estiver sujo. Coloco em um pote com água (podendo ser fria ou morna), não mexo, nem massageio com força para não danificar;
  6. Após o enxágue, pressiono as cerdas em um pano seco e deixo secar com o cabo para cima em um papel toalha. Não deixe secar de cabeça para baixo, pois a água irá escorrer cara o cabo molhando onde as cerdas se fixam e podendo apodrecer o cabo caso seja de madeira.
  7. Geralmente leva em torno de um dia para secar bem, mas se não estiver quente ou estiver nublado pode levar até 2 dias.

A troca por pincéis novos é muito pessoal. Eu troco os pincéis uma vez por ano ou até mais, dependendo da qualidade e do uso, pois não tem um tempo exato de validade. Já as esponjas devem ser trocadas a cada seis meses, ou até menos.

Ah! E lembre-se de cuidar da data de vencimento de suas maquiagens também! 😉

Cuide de seu kit de beleza e terás sempre produtos e resultados melhores.

.

Por Camila

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s