Lar Doce Lar

Vida Financeira – parte 2: cortando pequenos gastos

Olá pessoal!

Continuando nosso assunto sobre uma vida financeira saudável, vou comentar sobre coisas corriqueiras do nosso dia a dia que o livro mostra que podemos economizar e que às vezes passam desapercebidas. Vocês já pararam dez minutos de um dia qualquer para pensar sobre seus pequenos gastos?

responsabilidade

Pois é, quantas vezes acordamos atrasados e tomamos o café na rua? Somando isso algumas vezes na semana e colocando na ponta do lápis, o peso disso no orçamento do final do mês pode ser bem significativo. Que tal se organizar na noite anterior e deixar o café pré-pronto? Coloque a xícara e os talheres na mesa, deixe uma fruta picada ou até algum alimento pronto, quem sabe uma crepioca ou um sanduíche natural. Além da economia no final do mês ainda tem o prazer de comer algo que foi você quem fez e com alimentos saudáveis.

Além do habitual cafezinho, tem também o almoço. Se no seu local de trabalho não tem refeitório, que tal levar a sua marmita pronta? Assim você poupa tempo e mais uma graninha, e se estiver chovendo ainda não corre o risco de se molhar.

Não tem comparação chegar cansada (o) do trabalho e tomar um banho relaxante, né?! Mas você não precisa ficar meia hora embaixo do chuveiro. A natureza, o planeta e o seu bolso agradecem. Isso vale também para a hora de escovar os dentes, fazer a barba ou lavar a louça, feche a torneira enquanto não estiver usando.

Há vários outros exemplos, entre eles podemos citar o de passar todos os dias no mercado para comprar algo que está faltando e daí já aproveitar uma promoção de outra coisa, mesmo que você não precise ou nem goste muito. Ou então todo mês aproveitar que veio alguma novidade na revista de produtos que sua amiga vende e já comprar sem nem estar precisando, empilhando cremes e maquiagens que podem vencer e se tornar inúteis, enchendo seu armário de potes plásticos, entre outros itens desnecessários.

Não estou dizendo para nunca mais comprar algo ou comer fora, mas tendo alguma dessas atitudes todos os dias pode fazer com que seu planejamento não feche no final do mês, vendo que você gastou bem mais do que recebeu.

Outra coisa infelizmente muito comum é que muitas pessoas descartam comida e roupas sem pensar. Mas hoje em dia com a evolução da internet você pode modificar uma peça em casa mesmo, diminuir, consertar, customizar. E com a comida é a mesma coisa, invente algo, coloque sua criatividade de chef em prática. Como já diziam os antigos, quem muito gasta e pouco polpa, nada tem.

No próprio livro Bolsa Blindada a autora conta histórias sobre o percentual de gastos desnecessários que nós brasileiros temos. Quando vamos ao supermercado são muitas marcas e novidades em todos os setores, e hoje em dia o que mais se vê são os produtos de limpeza, onde pesquisas apontam que em média 40% do orçamento no supermercado é gasto com estes produtos. E o motivo é a esperança depositada nos “limpa-tudo”, por isso leia rótulos e veja se não está trocando seis por meia dúzia. Quem sabe você substitui alguns produtos por vinagre branco e bicarbonato? Logo vamos falar melhor desta dupla super eficiente.

Outra dica muito importante é para a mulherada. Tudo bem que adoramos andar com as unhas sempre bonitas, mas quem sabe ao invés de ir toda a semana fazer o pé e a mão, você vai diminuindo estas idas ao salão? Faça o pé uma vez por mês e mão a cada quinze dias, neste intervalo você pode começar a se aventurar a virar sua própria manicure, deixando a ida ao salão apenas para ocasiões especiais.

Pense nessas dicas! O controle é você quem faz, por isso sente, respire e coloque todos seus gastos em um papel. Anote todos os gastos diários (até aquela moeda para o cuidador de carros) separando por categorias (alimentação, transporte, lazer, estudos, etc) e veja onde seu orçamento pode melhorar. Economia com inteligência é uma dupla imbatível.

No próximo post falarei sobre metas e mais situações do nosso dia a dia onde podemos poupar. Você tem um sonho ou metas? Eu também. Então vamos aprender juntos como conseguir alcançá-los.

.

Até breve.

Por Camila

Anúncios

2 comentários em “Vida Financeira – parte 2: cortando pequenos gastos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s