Lar Doce Lar

Vida Financeira- parte 3: pequenas metas para atingir grandes sonhos

Olá!

Continuando nossa série sobre vida financeira (se você não leu os primeiros posts, clique aqui e aqui)… Quem não tem pequenos ou grandes sonhos?! Para conseguir o que se deseja é preciso criar, planejar, focar e criar pequenas metas para assim atingir as maiores. Pois bem, conheço muita gente que não se planeja e acaba colocando fora o suado dindim que ganha no fim do mês, geralmente por não saber como dar o primeiro passo.

meta

Pensando nisso, selecionei algumas dicas, quem sabe não te ajuda, não é mesmo? Mas antes disso estabeleça as suas metas pensando bem o que quer, pois os próximos itens serão baseados nesta decisão.

  • Tenha seus próprios sonhos: não tente fazer algo que não gosta só para agradar alguém. Um exemplo disso é a escolha da profissão, a profissão será sua, o esforço para se formar também, então não viva o sonho de alguém, pois pode ser muito frustrante, além de causar sérias brigas pelo fato de um ceder sempre.
  • Defina prazos de curta e média duração: seja realista e não dê um passo maior que a perna;
  • Priorize suas reais necessidades.
  • Foque nos objetivos e batalhe por isso.
  • Sabe aquela conhecida frase: “entra ano, sai ano…”, pois é, muita gente acaba por esperar que as coisas simplesmente aconteçam, sem fazerem nada para isso. Esta frase do livro Bolsa Blindada resume bem isso: “nada muda se eu não mudar”.
  • O hábito de colocar no papel seus gastos e metas ajuda muito, mas não vale sabotar hein?! Faça uma lista no começo do mês com todos os gastos fixos ou aproximados (despesas da casa, cursos, mercado, cartões de crédito, despesas médicas, farmácia, entre outros) e lembre-se de sempre levar um caderninho e caneta na bolsa, assim nenhum gasto vai ser esquecido (ou use um aplicativo no celular) e você passa a limpo quando chegar em casa;
  • Em relação a folha de metas, liste tudo que almeja, seja sonhos pequenos, médios ou grandes, você é a sua vontade de conquistar. Anote tudo e depois com clareza descarte o que só passou pela mente à toa, priorize as verdadeiras vontades e crie pequenas metas para realizar o que deseja.

Nada cai do céu (a não ser chuva e cocô de passarinho 🙂 ), então para alcançar seus sonhos será necessário um pouco de sacrifício. Evite gastar dinheiro com coisas que possam atrasar as suas metas, nada de gastos com fast food e roupas de marca. Lembre-se do que tanto deseja e persevere nisso, o sucesso dos seus planos está mais perto que longe. Coloque datas para as metas e comemore as pequenas conquistas.

Não desista no primeiro tombo, a experiência sempre traz um aprendizado e o tempo irá passar do mesmo jeito, então é melhor que ele não tenha passado em vão.

Tem uma frase no livro que achei fantástica: “Perseverança é o trabalho árduo que você faz depois de estar cansado do trabalho árduo que você já fez.” Newt Gingrich

No próximo posts continuarei falando sobre orçamento, dicas de como se manter focado na turbulência que nós mesmos criamos.

Até mais!

Por Camila

Anúncios

Um comentário em “Vida Financeira- parte 3: pequenas metas para atingir grandes sonhos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s